top of page

As Mulheres e o Budismo (5)


Monja Coen - Livro Viva Zen


Monjas têm publicado livros primorosos. Monja Coen é uma estrela pop, com uma bela produção literária. De seu livro Viva Zen, escolhemos este breve texto: Monjas e Monges. Boa leitura!


MONJAS E MONGES As monjas acordam às quatro horas da manhã, meditam, oram, limpam o convento e fazem a refeição matinal. Os monges acordam às quatro horas da manhã, meditam, oram, fazem a refeição matinal e limpam o convento.


Por que será que as monjas fazem a limpeza antes de comer? Por que será que os monges comem antes de fazer a limpeza?


Pode ser porque os mosteiros masculinos são enormes, lotados, com mais de trezentos monges. Ou será porque os mosteiros femininos são pequenos e costumam ter menos de vinte monjas?


Tanto no de trezentas pessoas quanto no de menos de vinte, as verdadeiras vocações são raras. Porém, estas últimas só se manifestam por causa das vocações menos verdadeiras e seguras.


O que é uma verdadeira vocação?

É acordar feliz por estar no mosteiro. É perceber que cada situação é uma ótima oportunidade de praticar o caminho, de aprender alguma coisa sobre si mesmo, sobre as emoções, sobre os processos mentais, sobre o corpo e sobre a mente.


É colocar-se à disposição para qualquer trabalho e fazê-lo perfeitamente, sem reclamar e sem comparar com as tarefas de outras pessoas. Deixar tudo impecável. Tanto o balde e o pano de chão quanto o altar principal e a imagem de Buda.


O que eu mais aprendi no mosteiro foi a fazer faxina. Monja zen-budista no Japão faz muita faxina. Limpa até o que está limpo. Há vidros, jardins, vasos, salas, banheiros, roupa para lavar à mão, roupa para passar, comida para preparar, esgotos para limpar. E ainda tem o coração.


Ah! É preciso olhar bem de pertinho cada cantinho, tirar as teias de aranha, os pensamentos perversos, as maldades, as tramoias, as mentiras, as calúnias, as injúrias e as invejas. Tanta faxina!


Quando comecei a praticar o zen-budismo, minha mãe ficou preocupada.


"Não é uma lavagem cerebral?", ela me perguntava.

Eu, tão desbocada, dizia:


"Tomara que haja bastante sabão, cândida e água".


Não! O zen não é lavar o cérebro. A mente já está vazia. Tudo, desde o princípio, é vazio de uma existência permanente e independente. "Intersomos." E nosso "interser" é um agregado de partículas em dança cósmica, formando o nosso corpo. Matéria viva.


Por que morreu a menina linda, filha de uma saudável futura mamãe e um jovem e saudável futuro papai? Por que a matéria viva de amor, amada, esperada, morreu com oito meses, ao chegar ao hospital da periferia? Por que a perícia do Instituto Médico Legal diz que a causa da morte é desconhecida? Por que chora a mãe adolescente, sem assistência e acompanhamento? O pai preocupado com sua amada sonha cuidar da filhinha enterrada. Quem cuida da jovem usurpada do direito de ser mãe?


Matéria viva. Somos de carne, de sangue, de medula. Também somos um amontoado de sensações, de percepções, de pensamentos, de formações mentais, de consciência. Tudo em constante burburinho, fluindo sem parar jamais.


Pensamos, sentimos, choramos, sorrimos, amamos, traímos, perdoamos, ferimos, nascemos, morremos, brigamos, rezamos, meditamos. Lembramos de coisas antigas e de coisas recentes. Há quem se lembre de outras vidas e de outras pessoas. Memória, alegria, tristezas, medos, fobias.


Tanta gente sofrendo por depressão, estresse, cansaço, fadiga, fome, desesperança, doenças, falta de atendimento correto, saudades, tristeza. Oh, mãe, compaixão! Venha acudir tamanha aflição. Sofrem ricos, sofrem pobres, sofrem pais e sofrem filhos.


Monges e monjas fazem o voto de aliviar o sofrimento do mundo.


Que o sofrimento do mundo seja logo, já, agora, neste instante, nesta terra e nas distantes, aliviado, transformado, sublimado, evaporado.


Fonte: Monja Coen. Viva zen – Reflexões sobre o instante e o caminho. São Paulo: Publifolha, 2004 (p. 48 e 49)



 
 
 

Comments


Inscreva-se e receba as novidades

Obrigado pelo envio!

©2021 por INSTITUTO FLUX - Criado por CLICARIA

bottom of page